29/05/2010

MATEMÁTICA E A ATIVIDADE MATEMÁTICA

(Texto do site investigar e aprender)

Muitos matemáticos, de diferentes épocas, têm-se pronunciado sobre a natureza da matemática, apresentando argumentos para o que poderemos denominar "uma outra forma de olhar a matemática". Dois aspectos centrais na atividade matemática são as demonstrações e os problemas.

Outra forma de olhar a Matemática

A Matemática é habitualmente referida como uma ciência exata, pura, constituindo um corpo de conhecimentos construído dedutiva e cumulativamente, com rigor absoluto. No entanto, é necessário ter em conta a prática dos matemáticos e olhar para a Matemática principalmente como uma atividade humana.

Nesta perspectiva assumem particular relevância os processos de criação e de invenção, tomada de decisão e negociação de sentido dentro da comunidade matemática. Deste modo, a Matemática aproxima-se das outras ciências.

Pólya é um dos matemáticos do nosso século que considera a Matemática como uma "ciência observacional" na qual a observação e a analogia desempenham um papel fundamental. Afirma também a semelhança do processo criativo na Matemática e nas ciências naturais.


Muito tempo antes, Euler afirmava que:
"Pode parecer um pouco paradoxal dar uma grande importância às observações naquela área das ciências matemáticas que usualmente se designa por Matemática Pura, uma vez que a opinião geral é que as observações restringem-se aos objetos físicos que interferem com os nossos sentidos... No entanto, de fato... as propriedades dos números hoje conhecidas têm sido descobertas, principalmente, por observação e foram-no muito antes da sua veracidade ter sido confirmada por demonstrações rígidas."


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