29/05/2010

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

Os estudos relacionados à resolução de problemas foram basicamente desenvolvidos nos últimos 30 anos e é uma área de estudo relativamente pobre de material, ainda há grandes dificuldades em distinguir os processos a serem utilizados, em desenvolver instrumentos que avaliem esses processos e elaborar métodos que auxiliem a capacidade de resolver problemas, mas é clara a preocupação dos educadores em relacionar a Matemática com outras áreas do saber a fim de desenvolver na sua aula a auto-estima, o espírito crítico, as ferramentas necessárias para acompanhar as rápidas mudanças no mundo moderno.

As dificuldades acontecem devido as muitas variáveis envolvidas neste processo entre elas o aluno, o professor, a tarefa, o contexto, a afetividade e também o nível de desenvolvimento do aluno. Devemos destacar a emoção envolvida nesse processo que varia ao longo do tempo de resolução, os alunos iniciam a tarefa com entusiasmo e com o passar do tempo, as reações positivas diminuem e as negativas aparecem

2 comentários:

  1. É verdade. A resolução de problemas é uma das formas mais eficientes de desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo das pessoas, mas as técnicas ainda são pouco aplicadas com eficiência pelos professores no seu fazer pedagógico, muitas vezes porque carecem de métodos e estratégias mais apuradas, as quais não tiveram a oportunidade de aprender enquanto estudantes dos atuais cursos de graduação, que por vez são muito teóricos e distantes da realidade das salas de aulas.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de conhecer algumas técnicas que os colegas de matemática estão utilizando e que acreditam eles que estão dando resultado em suas salas de aula.

    ResponderExcluir