29/05/2010

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

É indiscutível que a investigação ocupa um lugar central no trabalho dos matemáticos, mas fará sentido falar em investigação matemática quando se trata da sala de aula? Olhar para a Matemática de uma forma renovada, sob a perspectiva de atividade, ajuda-nos a compreender o sentido e o alcance da ideia de investigar na aula de Matemática.

Tanto o matemático profissional como o jovem aluno podem exercer a sua curiosidade colocando questões a si mesmos sobre as propriedades dos objetos matemáticos. Na verdade, toda a atividade matemática rica envolve necessariamente a noção de problema e de trabalho investigativo.

A terminologia varia muito de época para época, e de autor para autor, mas o fato é que as situações abertas, cujas questões não estão completamente formuladas, permitem ao aluno envolver-se na atividade desde o seu primeiro momento. Na formulação de questões, na elaboração de estratégias, na generalização de resultados, no estabelecimento de relações entre conceitos e áreas da Matemática, na sistematização de ideias e resultados, são múltiplas as oportunidades para trabalho criativo, significativo para quem o empreende. O grande desafio que se coloca aos sistemas educativos é tornar acessível este tipo de experiências à generalidade dos alunos.

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