04/03/2011

Por que o símbolo do infinito é um 8 deitado na horizontal ?

Porque a LEMNISCATA representa o sentido da eternidade, infinito, contínuo, evoluindo, a criação do universo. Tudo está intimamente ligado. Uma tira de Mobius é uma tira de papel que é torcida e unida nas extremidades, formando uma "interminável" superfície bidimensional. No coração da civilização, ou pelo menos a civilização como a definida pela cultura da Europa Ocidental, encontra-se a matemática. E no coração da matemática reside o conceito de infinito, denotada pelo símbolo LEMNISCATA. Embora LEMNISCATA tanto como símbolo e como conceito de infinito vir até nós desde o início da civilização humana, a sua introdução no uso científico moderno só remonta à época medieval. O termo LEMNISCATA se refere à forma em si, e o matemático suíço Jacob Bernoulli (1654-1705) chamou a primeira forma de lemniscus (fita em latim), em um artigo na Acta Eruditorum em 1694.  
As origens da LEMNISCATA pode ser atribuída a diversas fontes:
1. o algarismo 8 deitado de lado, fechada em si mesma e fisicamente representando o infinito;
2. o sinal etrusco CD, significando 1000, que evoluiu para a letra romana M; 
3. um omega minúsculo, a última letra do alfabeto grego, ou 
4. uma representação da tira Mobius, uma superfície plana, sempre dobrando em si mesma.
O símbolo matemático de infinito é chamado LEMNISCATA. O sinal de infinito foi concebido em 1655 pelo matemático John Wallis e chamado de lemniscus (do latim, fita) pelo matemático Bernoulli cerca de quarenta anos depois. A LEMNISCATA foi modelada segundo um dispositivo conhecido como tira Mobius (chamada após o século XIX de Mobius matemático). Uma tira de Mobius é uma tira de papel que é torcido e unido nas extremidades, formando uma "interminável" superfície bidimensional.
Nota - O aspecto religioso do símbolo do infinito é anterior a sua origem matemática. Símbolos semelhantes foram encontrados em gravuras rupestres tibetanas, e os ouroboros, ou cobrainfinita, é frequentemente representado nesta forma. No tarot, representa o equilíbrio de forças e está freqüentemente associado com o cartão mágico. Estas são as forças da dualidade, claro / escuro, yin / yang, bem / mal, todos em constante fluxo e equilíbrio.                                                                             (Kisses)