1. Podemos dizer que o primeiro computador foi o ábaco. Em 4.000 a.C., esse primitivo método de cálculo era usado na China e no Oriente Próximo.
2. Restos de uma surpreendente máquina de calcular astronômica, de autoria desconhecida, foram encontrados num antigo navio grego naufragado no século 1 a.C. Nela, uma manivela que movia rodas dentadas acionava indicadores que mostravam a posição do Sol e dos planetas no zodíaco.
3. A primeira verdadeira máquina de calcular mecânica foi produzida em 1623 por William Schickard, professor de hebraico da Universidade de Tübingen e amigo do astrônomo Johannes Kepler. Com ela, os astrônomos podiam calcular as posições futuras do Sol, da Lua e dos planetas.
4. Alguns anos depois, William Oughtred criou a primeira régua de cálculo.
5. No mesmo século, o matemático francês Blaise Pascal criou mais de 50 modelos de máquinas de calcular mecânicas.
6. Ainda nos anos 1700, o filósofo alemão Leibniz produziu uma matemática binária que sinalizava o avanço rumo ao computador digital.
7. No século 19, Charles Babbage delineou os traços básicos do computador moderno com suas “máquinas de diferenças” que operavam em matemática decimal.
8. Na mesma época, George Boole introduziu o que é atualmente conhecida como álgebra booliana, em que a lógica pode ser reduzida a uma sequência simples de simbolismo binário.