Reprodução sucessiva de casais de coelhos,
conforme solução do problema de Fibonacci.
Árvore Cronologia de um zangão (abelha macho) que
só possui mãe (abelha fêmea - rainha).
Sequência de Fibonacci na reprodução de galhos de um vejetal.
Esta belíssima sequência é encontrada em diversas situações naturais, como no campo da Biologia, pelo que se pode ser observado com estas ilustrações acima. Ela foi descoberta com a resolução do clássico PROBLEMA DOS COELHOS proposta pelo matemático italiano Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci ( que quer dizer "Filho de Bonacci).
Este problema diz mais ou menos o seguinte: "Quantos casais de coelhos teremos ao final de um ano, se partirmos de um único casal imaturo no 1º mês, que amadurece no 2º mês e gera um novo casal de filhotes no 3º mês e, a partir daí, continua parindo mensalmente, indefinidamente, e levando-se em conta que os novos casais gerados também passam pelo mesmo processo descrito anteriormente (ou seja, ficam imaturos no 1º mês, amadurecem no 2º e geram um casal por vez a partir do 3º mês de vida)?" Você será capaz de matar essa charada bacana? TENTE!
O TRIÂNGULO DE PASCAL, a SEQUÊNCIA DE FIBONACCI e a RAZÃO ÁUREA estão intimamente interligados. Veja aqui algumas ilustrações e aplicações desses três conceitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário